Você está em: Home, Noticias

Notícias

29
SET
Embarque de soja em Paranaguá sobe 43%

Estadão Conteúdo

As exportações da soja em grão pelo Porto de Paranaguá cresceram 43% em agosto de 2015 em relação a igual mês de 2014, informou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) nesta segunda-feira, 28. Foram exportadas 708,9 mil toneladas no mês passado, ante 494,9 mil toneladas um ano antes.

Conforme a Appa, o aumento foi motivado principalmente pelo câmbio, que compensou a baixa na cotação da commodity. "Existe uma euforia do produtor rural em relação à desvalorização do real perante o dólar e acaba sendo uma tendência natural buscar o mercado de exportação. Sendo assim, o porto está preparado para atender o mercado" disse, em nota, o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

O desempenho da soja puxou o resultado das exportações por Paranaguá em agosto, que tiveram alta de 10,4% em relação a igual período do ano passado. Foram 3,02 milhões de toneladas escoadas para o exterior no mês passado, frente a 2,73 milhões de toneladas em agosto de 2014.

No dia 17 de setembro, foi anunciada a aprovação da ampliação e modernização do berço 201 do porto, que vai aumentar a capacidade de exportação de grãos por Paranaguá. O investimento de R$ 183 milhões servirá para ampliar em 100 metros o cais no sentido oeste, além de modernizar dois berços de atracação.

É a primeira obra pública de ampliação do cais de atracação do Porto de Paranaguá dos últimos 30 anos. A modernização dos berços e ampliação do cais vai triplicar a capacidade de operação do berço 201, passando de dois milhões de toneladas por ano para seis milhões de toneladas/ano.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta