Você está em: Home, Noticias

Notícias

26
AGO
Porto de Paranaguá registra aumento de 35% em exportações de soja

G1 PR

O Porto de Paranaguá, localizado no litoral do Paraná, registrou aumento de 35% no volume de exportações de soja em julho deste ano. O índice positivo foi comparado com o mesmo mês de 2014. Ao todo, foram exportadas 883 mil toneladas contra 654 mil no ano anterior.

Os congelados também registraram aumento, de 35%, e os derivados de petróleo aumentaram 50%.

De acordo com o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, o câmbio favorável compensou a baixa cotação da soja no mercado internacional e estimulou a exportação.

A alta produtividade do Corredor de Exportação, segundo Dividino, opera desde março com dois novos maquinários que tem sido fundamentais para dar vazão à produção agrícola.

O Corredor de Exportação é o carro-chefe do porto paranaense e foi criado na década de 70. O ponto inicial são os berços de atracação, onde os caminhoneiros descarregam. A carga (como soja em grãos, farelo de soja e milho) segue por esteiras diretamente aos porões dos navios.

Recorde de exportação em junho

Em junho deste ano foram exportados 1,92 milhão de toneladas de grãos. Segundo a Appa, o volume corresponde ao maior já movimentado em um mês pelo Corredor de Exportação desde maio de 2011, quando foi exportada 1,81 milhão de toneladas.

O recorde foi batido mesmo com seis dias de chuva ao longo do mês, explica a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Com chuva, os navios não são carregados porque os grãos não podem molhar.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta