Você está em: Home, Noticias

Notícias

31
JUL
Mais da metade da safra de café já foi colhida, diz Cepea

Globo Rural

A colheita da safra brasileira de café arábica já supera os 50%, informou, nesta quinta-feira (30/7) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com os pesquisadores, o clima está mais estável, favorecendo também a secagem dos grãos. No entanto, o “excesso de umidade” que atingiu as lavouras anteriormente afetou a qualidade do café.

“A exemplo do verificado na safra passada, parte dos lotes tem apresentado muitos grãos de menor calibre, ou seja, poucos atingem a classificação de peneiras superiores, em linha com expectativas iniciais, dado o comportando do clima no desenvolvimento da safra”, informa o comunicado do Cepea.

Entre as praças pesquisadas, na Zona da Mata de Minas, o trabalho de campo chegou a 60% dos cafezais. No Cerrado e no sul do estado, a colheita chegou a 50%. Em Garça (SP) e no Noroeste do Paraná, estima-se que esteja próxima de 60%. Na região da Mogiana (SP), apenas 40% das lavouras foram colhidas.

Enquanto o café novo é retirado das plantações, a comercialização está lenta, informa o Cepea. Produtores usam os melhores lotes para cumprir contratos anteriores. Novos negócios têm sido pontuais e, na maior parte, com café de baixa qualidade.

Em relação aos preços do arábica, o indicador do Cepea aponta alta acumulada de 1% neste mês. Na quarta-feira (29/7), a referência com base em São Paulo fechou a R$ 421,51 a saca de 60 quilos.

Robusta

Já a colheita do café robusta foi concluída no começo de julho. No Espírito Santo, principal produtor da variedade, houve forte quebra em relação ao ano passado, informa o Cepea.

Os negócios com a variedade, de acordo com a instituição, também estão mais lentos por causa dos atuais níveis de preço. Apesar disso, neste mês, o indicador de referência para o café robusta – a exemplo do arábica – também tem alta de 1%. Na quarta-feira (29/7), fechou a R$ 310,91 a saca.

Veja notícias

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%

26
NOV

Safras eleva previsão de produção de soja 18/19 do Brasil a recorde de 122,2 mi t