Você está em: Home, Noticias

Notícias

28
ABR
Governo volta a leiloar café dos estoques

Venilson Ferreira
Globo Rural

O governo voltou a anunciar o leilão de cafés dos estoques oficiais, programado para a próxima quarta-feira (29), com oferta de 40,5 mil sacas de 60,5 quilos de arábica. Esta será a terceira tentativa de começar a zerar os estoques remanescentes de café em poder da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que somam atualmente 1,606 milhão de toneladas.

No primeiro leilão realizado em 25 de março deste ano não houve compradores interessados em pagar o preço de abertura de em média R$ 480/saca, acima dos valores de mercado praticados na época. O governo voltou a programar um segundo leilão para o dia 1º de abril, mas suspendeu o pregão, a pedido dos representantes dos cafeicultores.

Na ocasião, o Conselho Nacional do Café (CNC), que manifestou à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a contrariedade do setor com a realização de leilões de cafés dos estoques oficiais, “por passar a impressão de que o Brasil possui um grande volume armazenado, quando, em verdade, o nosso estoque de passagem, a ser contabilizado no final de março, será, certamente, o menor de todos os tempos de nossa história cafeeira”.

Desta vez, a assessoria do CNC não soube confirmar se o setor privado foi consultado pelo Ministério da Agricultura sobre a realização do novo leilão na quarta-feira. No pregão serão ofertadas 15,3 mil sacas de café da safra 2008/2009 depositadas no Espírito Santo; outras 1,2 mil sacas da safra 2009/2010 que estão em armazéns em Goiás; e mais 40,6 mil sacas da safra 2002/2003 armazenadas em Minas Gerais.

Veja notícias

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%

26
NOV

Safras eleva previsão de produção de soja 18/19 do Brasil a recorde de 122,2 mi t