Você está em: Home, Noticias

Notícias

13
ABR
Preço em alta estimula venda antecipada do milho no MS

Luiz Patroni
Globo Rural

O milho safrinha começa a crescer em Mato Grosso. A previsão é de que a produtividade média das lavouras gire em torno de 86 sacas por hectare, cerca de seis abaixo da colhida no ano passado. Se por um lado isso deixa os agricultores apreensivos, por outro pode aquecer o mercado.

Mas foram poucos os produtores que vendeu apenas o necessário para cobrir os custos, na expectativa de uma reação dos preços. A maioria já comprometeu com antecedência boa parte do que deve produzir.

Nesta mesma época do ano passado, os agricultores estavam bem mais cautelosos com o mercado do milho. Tinham vendido pouco mais de 5% do que esperavam colher.

Desta vez, o ritmo das vendas está bem mais intenso. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, até aqui eles já negociaram 42% da produção prevista, o que representa quase seis milhões e meio de toneladas do cereal.

O principal motivo é o preço da saca, que está maior do que no ano passado. A alta pode não ser tão grande, mas com receio da instabilidade do mercado, os agricultores não querem arriscar para ver o que vai acontecer; preferem garantir as vendas agora.

Os agricultores de Mato Grosso devem colher cerca de 15 milhões e 300 mil toneladas de milho, uma queda de 14% em relação à última safrinha.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta