Você está em: Home, Noticias

Notícias

16
DEZ
Semana começa positiva para preços, com destaque para milho

Pedro Dejeneka
Globo Rural

Os próximos dias prometem volatilidade no Chicago Board of Trade. Chamadas de abertura esta semana são positivas para preços, com os contratos de milho potencialmente dominando as atenções.

A delegação chinesa da qual alertamos sobre semana passada está nos EUA e chegará em Chicago na terça-feira (16/12). Cogita-se que tal delegação possa assinar “frame contracts” (intenções de compra sem obrigação contratual de execução) para a compra de soja norte-americana ao longo de 2015. Estes tipos de anúncios são comuns no relacionamento comercial entre China e EUA e são meramente simbólicos.

Os Chineses usam tais anúncios para criar uma aparência de “boa vontade” no trade comercial entre China e os EUA, pois recentemente o governo norte-americano coloca grande pressão sobre o governo chinês quanto ao aparente “desequilíbrio” comercial entre os dois gigantes.

Frisamos que fortes boatos rondam os corredores do CBOT sobre a possibilidade dos Chineses suspenderem já nesta semana, o embargo de importação de DDG e milho norte-americano contendo a presença de MIR-162. A possibilidade deste anúncio deixa muitos participantes perplexos, já que o nível de estoques de milho dentro da China é cogitado ser acima de 100 MTs!

A AGR BRASIL acredita que a motivação por trás de tal liberação para importação é puramente financeira. O lobby de várias empresas privadas Chinesas é enorme para a liberação de importação de milho já que o preço que pagam no mercado global chega a ser metade do preço que devem pagar para obter milho de reservas domésticas Chinesas.

De qualquer maneira, estes anúncios devem ter efeito apenas temporário no mercado e a expectativa é de preços em declínio na segunda metade de Dezembro caso as leituras climáticas atuais provem corretas. Possíveis altas até meados desta semana apresentam excelente oportunidade de vendas nos contratos de soja, milho e trigo em Chicago.

Veja notícias

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%