Você está em: Home, Noticias

Notícias

24
NOV
Plantio de soja avança para 76% da área, segundo a AgRural

Estadão Conteúdo

O plantio da soja no País avançou 13 pontos porcentuais em sete dias e alcança 76% da área prevista para a temporada 2014/2015 nesta sexta-feira (21/11) segundo levantamento da AgRural. Com a aceleração dos trabalhos no campo na semana, agora o atraso é de apenas 3 pontos porcentuais na comparação com ano passado.

Segundo a consultoria, apesar das precipitações recentes em algumas regiões, o regime de chuvas ainda é irregular. Além de prejudicar o desenvolvimento das lavouras, o tempo seco e as temperaturas elevadas favorecem a proliferação de lagartas. Há relatos de ataques da Helicoverpa armigera em áreas do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Goiás, segundo a AgRural.

No Mato Grosso, o plantio avançou 11 pontos porcentuais na semana, e alcança 93% da área prevista, diminuindo o atraso em relação à temporada passada. Segundo a AgRural, a diferença está em 3 pontos porcentuais ante a semeadura da safra 2013/2014. No Mato Grosso do Sul, o plantio da soja chegou a 95%, ante os 86% registrados há uma semana. Em Goiás, apesar do ritmo acelerado de trabalhos no campo, o atraso persiste na comparação com o ciclo passado. A soja ocupa 81% da área prevista, 14 pontos porcentuais à frente do apurado na semana passada, mas atrás dos 93% registrados há um ano.

Umidade

No Paraná, a umidade segue baixa na região norte, diminuindo o ritmo de implantação das lavouras. Segundo a AgRural, a semeadura avançou 8 pontos porcentuais, para 84% nesta semana. Há um ano, o plantio alcançava 90% da área. Em Santa Catarina, a soja ocupa 73% da área, avanço de 12 pontos porcentuais em sete dias. No Rio Grande do Sul, o plantio evoluiu 15 pontos porcentuais, para 60% da área estimada, conforme a AgRural.

Em São Paulo, o plantio evoluiu de 40% para 55%, enquanto em Minas Gerais, saltou de 32% para 58%. Na Bahia, os trabalhos no campo estão acelerados com o bom volume de chuvas registrado, com 50% da área destinada à soja já cultivada, ante 35% há uma semana e 26% em igual período do ano passado.

Conforme a AgRural, a umidade também permitiu o avanço do plantio no Maranhão e em Tocantins, que têm 55% e 45% da área semeada, respectivamente. 

Veja notícias

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%