Você está em: Home, Noticias

Notícias

13
NOV
Soja puxará safra recorde de grãos em 2015, prevê IBGE

Estadão Conteúdo

A soja deve levar o Brasil a bater novo recorde na safra de grãos do ano que vem, segundo o primeiro Prognóstico da Produção Agrícola Nacional para 2015, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é de que a safra de soja seja 9% maior que a de 2014, com aumento de 1,6% na área prevista.

Segundo o IBGE, apesar da ligeira retração do preço da soja, o preço ainda é atrativo para os produtores. A área plantada em 2015 será de 30,7 milhões de hectares. A produção totalizará 94 milhões de toneladas, devido, principalmente, ao crescimento de 7,2% na estimativa do rendimento médio em relação à safra anterior. O Mato Grosso deve se manter como principal produtor nacional, com 26,8 milhões de toneladas, seguido por Paraná, com 17,4 milhões, e Rio Grande do Sul, com 14,4 milhões de toneladas.

"Como é previsão, tem um pouco de otimismo também. A seca que ocorreu nesse ano é normal. A previsão é de que não ocorra no ano que vem. A previsão otimista é muito em função da soja", contou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE. "Está se plantando mais soja em detrimento do algodão e do milho. O produtor está dando preferência para a soja", completou. Segundo ele, a expectativa é que a chuva ajude a cultura nos principais centros produtores. Como resultado, a soja ampliará sua participação na produção nacional de grãos de 44,6% em 2014 para 47,1% em 2015.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa