Você está em: Home, Noticias

Notícias

28
OUT
Chuvas ocorrem em áreas de café e cana do Brasil, diz Somar

Reuters

Uma frente fria que passa pelo Brasil vai trazer chuvas para a parte norte da região produtora de café do Sudeste do país e região de cultivo de cana, bem como para o cinturão de grãos do Centro-Oeste até quarta-feira (29), afirmou a Somar Meteorologia nesta segunda-feira (27).

Chuvas foram relatadas no sul de Minas Gerais e em partes do Estado de São Paulo no fim de semana, beneficiando as culturas de café, cana e laranja, afirmou o meteorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar, em nota.

Ele disse que mais chuva não é esperada em São Paulo e sul de Minas Gerais até o final da semana, quando uma nova frente fria passa pela região.

"Até lá o tempo seguirá firme e com baixa possibilidade para ocorrência de chuvas (em São Paulo e região centro-sul de Minas Gerais). Mas devido as chuvas desse final de semana, muitas regiões produtoras desses Estados tiveram seus níveis de umidade do solo elevados, o que proporciona uma melhora nas condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente de café, cana de açúcar e laranja", afirmou Santos em nota.

Além dessas culturas, com o aumento da umidade do solo, há a possibilidade de se iniciar o plantio das culturas de verão, como soja, milho, entre outras, uma vez que o plantio estava paralisado devido ao tempo seco e quente das últimas semanas, continuou o especialista.

No Centro-Oeste, a segunda-feira também começa com muitas áreas de instabilidade, e com isso há previsão de mais chuvas, o que favorece o plantio de grãos.

No Sul, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas até quarta-feira, quando uma nova frente fria avançará sobre o sul do Rio Grande do Sul, provocando chuvas sobre todas as regiões do Estado.

Veja notícias

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%

26
NOV

Safras eleva previsão de produção de soja 18/19 do Brasil a recorde de 122,2 mi t