Você está em: Home, Noticias

Notícias

26
SET
Clima favorece produção brasileira de café conilon

Globo Rural

Condições climáticas favoráveis e maiores investimentos resultaram em aumento na produção e em boa qualidade do café robusta no Espírito Santo na safra 2014/2015. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25/9) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

"O aumento na produção de robusta, inclusive, elevou a estimativa total nacional (café beneficiado) divulgada pela Conab na semana passada frente ao relatório de maio. O avanço das exportações brasileiras de café em julho e agosto também está atrelado à maior oferta de robusta da região capixaba", informaram os pesquisadores.

No mercado nacional, o produto acumula desvalorização ao longo deste mês, conforme os indicadores do Cepea. A baixa é de 2,05%, com a cotação fechando a R$ 248,07 por saca de 60 quilos.

Já quanto ao arábica, a seca prejudicou a produção e a qualidade, destaca a isntituição. Além disso, a inversão da bienalidade (de positiva para negativa) em algumas regiões também influenciou a quebra nesta safra.

"Em algumas praças do Paraná, ainda, fortes geadas no ano passado acabaram prejudicando parte dos cafezais de arábica da temporada 2014/2015", avaliou o Cepea.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa