Você está em: Home, Noticias

Notícias

22
SET
Usina de etanol de milho deve estar em operação em 2016

Agrodebate

Deve entrar em operação em 2016 a primeira usina de produção de etanol a partir de milho de Mato Grosso do Sul. A data foi apresentada nesta quarta-feira (17) em reunião entre diretores da empresa responsável pelo empreendimento, a Biourja do Brasil, e da Federação das Indústrias do estado (Fiems), em Campo Grande.

A usina da Biourja será instalada em Chapadão do Sul, a 333 quilômetros de Campo Grande. O investimento, segundo a direção da empresa, será de US$ 140 milhões no projeto, que deverá consumir cerca de 350 mil toneladas de milho por ano.

A planta, conforme os empreendedores, deverá produzir 150 milhões de litros de etanol por ano, 100 mil toneladas de farelo de milho de alto valor proteico (Dries Destilled Grain with Solubles – DDGS), 80 mil toneladas de CO2 e quase 20 mil toneladas de óleo de milho.

A empresa informou a Fiems que vai utilizar no Brasil a tecnologia de produção de etanol usada pelas usinas americanas e, com isso, promover uma maior organização da cadeia do milho no estado, que é um dos grandes produtores brasileiros do cereal.

O vice-presidente da BioUrja no Brasil, Marcos Machado, ressaltou que Chapadão do Sul foi escolhida para receber o projeto porque reuniu todas as condições para implantação da indústria.

“Encontramos as melhores condições devido à capacidade de produção de milho e de material humano para trabalhar na empresa. Nosso compromisso é formarmos o máximo de mão de obra dentro do município”, destacou, completando que a planta deve gerar 100 empregos diretos.

Estudo

No dia 31 de julho, a empresa fez a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto de instalação da unidade a população de Chapadão do Sul. A audiência para a apresentação do Rima é uma das etapas que a empresa que pretende instalar o empreendimento tem de cumprir para obter o licenciamento ambiental para o projeto. 

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta