Você está em: Home, Noticias

Notícias

12
JUN
Conab estima produção maior de grãos, com destaque para o milho

Globo Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que segue um calendário diferente do IBGE, levando em conta a safra de julho de um ano a junho do outro, divulgou uma nova estimativa para a produção de grãos. Os números apontam para uma safra maior, com destaque para o milho.
A safra brasileira de grãos deve atingir 193,566 milhões de toneladas, 2,3 milhões a mais do que no levantamento do mês passado. O produto que mais contribuiu para esse aumento foi o milho, que deve chegar 77,866 milhões de toneladas.

A Conab revisou os números e divulgou que a produção do milho primeira safra, já colhido, foi de 32,2 milhões de toneladas, 770 mil a mais do que o divulgado em maio. A estimativa para o grão na segunda safra, que está no início da colheita, é ainda maior. A produção deve passar de 45 milhões de toneladas, aumento de 1,9 milhão de tonelada sobre o mês passado.

O milho foi uma surpresa porque até o mês passado, a previsão era de queda na produção. Segundo a Conab, o clima ajudou no desenvolvimento das lavouras em Mato Grosso, Goiás e na região conhecida como Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

A preocupação dos técnicos da Conab e do Ministério da Agricultura agora é com as últimas chuvas que caíram no Sul do país, já que as culturas de inverno, como o trigo, estão em fase de plantio e desenvolvimento. Os impactos da chuva devem ser avaliados no próximo levantamento da companhia.

O levantamento da Conab apontou para uma queda de 500 mil toneladas na safra de soja. No total, o Brasil produziu 86,50 milhões de toneladas do grão.

O IBGE também divulgou mais uma estimativa para a safra brasileira de grãos. No ano, a produção deve chegar a 192,3 milhões de toneladas, aumento de 0,7% em relação ao último levantamento, divulgado em maio.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta