Você está em: Home, Noticias

Notícias

26
MAR
Brasil e Albânia se comprometem a estreitar laços comerciais

Em visita da missão governamental na Europa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a Tirana, capital da Albânia, nesta segunda, dia 26, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, assinou o termo de memorando de entendimento entre Brasil e Albânia, que busca estreitar os laços comerciais entre os dois países.

Mendes Ribeiro foi recebido pelo primeiro-ministro albanês, Sali Belisha. O encontro reforçou a abertura comercial e quebrou alguns critérios técnicos sobre a carne suína brasileira. Ainda que a Albânia não participe como país-membro da Comunidade Econômica Europeia (CEE), exigências e eventuais empecilhos para importação de produtos brasileiros amparam-se em determinados pontos do mercado europeu. Após um primeiro encontro com uma comitiva empresarial dos pais, formada por 12 importadores, Mendes esclareceu a intenção de manter uma cooperação permanente.

– Nosso comércio pode ser mais aprofundado, pois cada vez mais existe a necessidade de se produzir alimentos para o mundo –, afirmou.

Em outra reunião, desta vez com o ministro da agricultura albanês Genc Ruli, os gestores buscaram o entendimento para promoção e investimentos na agricultura e regulação normativa e fitossanitária entre os dois países. O desenvolvimento de ações inclui desde a troca de informações sobre material genético, passando pelo suporte em assistência técnica, até a cooperação na área de bicombustível e tecnologias de manejo para uma agricultura sustentável.

– A agricultura é hoje uma forma de aproximar os países e combater a fome. Vamos buscar aperfeiçoar nossa tecnologia, corrigir nossos custos – defendeu o ministro brasileiro.

Ainda nesta segunda, dia 26, a missão visitará a Hungria. Na sexta-feira, dia 30, Mendes estará na Rússia para discutir o embargo à carne suína.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa