Você está em: Home, Noticias

Notícias

08
MAI
Beber café previne danos na retina

Diário Catarinense

Um boa notícia para quem gosta de café: além de fornecer energia para acordar pela manhã, os cientistas apontam mais um benefício para a saúde de quem consome a bebida todos os dias: prevenir danos na retina.

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, o café pode prevenir a deterioração da visão e afastar uma possível cegueira causada por degeneração da retina devido a glaucoma, envelhecimento e diabetes.

O café puro possui, em média, apenas 1% de cafeína, mas contem de 7% a 9% de ácido clorogênico, um forte antioxidante que impede a degeneração da retina em ratos.

A retina é uma camada de um fino tecido que fica na parte traseira do olho, com milhões de células sensíveis à luz e outras céluas nervosas que recebem e organizam a informação visual. Também é um dos tecidos mais metabolicamente ativas, exigindo grandes quantidades de oxigênio. A falta de oxigênio e a produção de radicais livres levam a um dano no tecido e até a perda de visão.

— A pesquisa é importante para compreendermos os alimentos funcionais, aqueles que proporcionam efeitos benéficos para a saúde — disse o principal autor do estudo, Chang Y. Lee.

Estudos anteriores já mostraram que o café também reduz o risco de doenças crônicas como Parkinson, câncer de próstata, diabetes, Alzheimer e declínios cognitivos relacionados a idade.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa