Você está em: Home, Noticias

Notícias

01
ABR
Ruralistas ajustam discursos para tentar barrar taxação sobre a soja

Leandro J. Nascimento
G1 MT

Prevista para entrar em pauta na sessão desta terça-feira (1º), a votação da Medida Provisória 627/13 promete movimentar a Câmara dos Deputados em Brasília. Entre os pontos a serem avaliados está o que estabelece a cobrança de 9,25% de PIS/Cofins sobre a comercialização de soja in natura dentro do país, além das exportações. O fim da isenção repercutiu entre o setor produtivo nacional e provocou reações.

Nesta segunda-feira (31), entidades que representam o campo, os cerealistas, indústrias e produtores reúnem-se, no fim do dia, com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O encontro será para montar estratégias e alinhar os discursos para tentar barrar em plenário o artigo proposto na MP. "Preparamos um destaque para a supressão no plenário", afirmou ao Agrodebate o deputado federal Luiz Carlos Heinze (PP), presidente da FPA.

A inclusão de um destaque faz com que este seja votado primeiramente pelos deputados em plenário antes da Medida Provisória em geral. A MP 627/2013 trata da tributação de lucros de empresas brasileiras no exterior. Desde 2011, as operações de venda da soja não sofrem incidência de cobrança do PIS e Cofins.

A proposta da emenda pelos deputados federais Luiz Carlos Hauly (PSDB/PR) e Rubens Bueno (PPS/PR) recebeu críticas dos produtores rurais e até mesmo de membros do Executivo federal.

Na sexta-feira (28), durante rápida passagem por Mato Grosso, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, criticou a emenda do parlamentar de oposição.

"É completamente equivocada. Inclusive uma emenda de um deputado da oposição, mas que tem compromisso com a situação e acreditamos que não vai entrar em vigor", afirmou durante visita em Lucas do Rio Verde, no médio-norte de Mato Grosso.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa