Você está em: Home, Noticias

Notícias

28
NOV
Safra de verão: Milho perde espaço para a soja

Guilherme Popolin
CBN Foz

No Paraná, a plantação da safra de verão está a todo vapor. A soja vem ganhando o espaço do milho, pelas boas cotações no mercado e condições climáticas favoráveis. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) a soja ocupa a maior parte da área agricultável no Paraná, com cerca de 4,87 milhões de hectares, ou seja, um aumento de 4% em relação ao plantio da safra anterior. Os agricultores paranaenses poderão colher 16,35 milhões de toneladas, um aumento de 3% sobre a safra passada (2012/13).

A área plantada com milho na safra de verão sofreu redução. Estima-se que ocupa 695.195 hectares, queda de 21% em relação ao plantio no mesmo período do ano passado. A produção esperada de milho também é menor que a do ano passado. A expectativa de produção na safra de verão 2013/14 é para a colheita de 5,83 milhões de toneladas, 18% menor em relação à produção no mesmo período do ano passado.

Segundo Marcelo Garrido Moreira, economista da Seab/PR, a tendência do plantio do milho é se deslocar para a segunda safra no Estado. Na primeira, o destaque continua sendo a soja. ”São duas culturas muito importantes para o Paraná. Uma preocupação é a dependência da agricultura paranaense ficar atrelada só a uma ou duas culturas”, afirma.

Mesmo com ritmo mais lento de venda da soja no mercado futuro, o Paraná deve colher cerca de 16 milhões de toneladas. Atualmente, a saca da soja está na casa dos R$ 65, já o milho está na faixa dos R$ 18.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta