Você está em: Home, Noticias

Notícias

19
NOV
Portos do sul do país escoam quase 72% da soja exportada por MS

Agrodebate
Anderson Viegas

Três portos da região sul do país, Paranaguá, no Paraná, São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e Rio Grande, no Rio Grande do Sul, foram responsáveis juntos pelo escoamento de 71,81% do volume total da soja em grãos exportada por Mato Grosso do Sul, no acumulado de janeiro a outubro de 2013. Os dados são do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (Aliceweb), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo os dados do Aliceweb, nestes dez meses, Mato Grosso do Sul exportou 2,250 milhões de toneladas de soja em grãos. Desse total, 900,518 mil toneladas, o equivalente a 40,01%, foram despachadas para outros países pelo porto de Paranaguá. Outras 706,535 mil toneladas , o que representa 31,39%, foram escoadas via porto de São Francisco do Sul, e 9,414 mil toneladas ou 0,41% do total, foram encaminhadas para o mercado internacional pelo porto de Rio Grande.

Além dos três portos do sul do país outro terminal muito utilizado para escoar a soja sul-mato-grossense é o porto de Santos, em São Paulo. Pelo porto paulista foram exportadas entre janeiro e outubro de 2013, 634,213 mil toneladas do produto, o que representa 28,17% do total vendido pelo estado para o mercado internacional.

Mercados compradores

O Aliceweb aponta ainda que a oleaginosa em grãos produzida no estado é exportada para 26 destinos, sendo o principal comprador a China. Dos 2,250 milhões de toneladas vendidas por Mato Grosso do Sul para o mercado internacional nestes dez meses deste ano, 1,917 milhão de toneladas, o equivalente a 85,18%, teve como destino o país asiático.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta