Você está em: Home, Noticias

Notícias

03
OUT
Café: OIC revisa participação de grupos de grãos para cálculo de preço

Estadão Conteúdo

A Organização Internacional do Café (OIC) revisou a participação dos mercados e cada grupo de café e seus respectivos coeficientes de ponderação para cálculo dos preços indicativos, a partir deste mês.
O novo regulamento considera que a participação dos cafés suaves colombianos é de 46% na União Europeia (UE) e de 54% nos Estados Unidos, enquanto os naturais brasileiros têm fatia de 74% na UE e de 26% nos EUA. Os cafés robustas têm participação de 84% no bloco europeu e de 16% nos EUA. Os cafés outros suaves, produzidos principalmente na América Central, têm participação de 62% na UE e de 38% nos EUA.

Os coeficientes de ponderação no cálculo do preço médio composto da OIC são os seguintes: suaves colombianos (9%), outros suaves (24%), naturais brasileiros (31%) e robustas (36%).

A OIC explica que a participação de cada grupo de café se baseia no desempenho médio de exportação para os EUA e a União Europeia nos anos civis de 2009 a 2012. Segundo a OIC, o coeficiente de ponderação de cada grupo será revisado a cada dois anos. As novas regras foram definidas em 7 de março de 2013, durante a 110ª sessão do Conselho Internacional do Café.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta