Você está em: Home, Noticias

Notícias

23
JUL
Exportação recorde de soja do Brasil supera 30 mi t no ano

Reuters

As exportações de soja do Brasil no acumulado do ano até o final da terceira semana de julho atingiram um recorde superior a 30 milhões de toneladas, com o país escoando ao exterior a sua maior safra da história em meio à forte demanda externa.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados nesta segunda-feira, as exportações de soja nos 15 dias úteis de julho somaram 4,3 milhões de toneladas. Esse volume eleva os embarques no ano para 30,4 milhões de toneladas.

Em todo o ano passado, o Brasil exportou 32,9 milhões de toneladas de soja, contra um recorde anual de 32,97 milhões de toneladas em 2011, de acordo com o Ministério da Agricultura.

No ano industrial 2013/14 (fevereiro/janeiro), as exportações estão estimadas pela associação da indústria (Abiove) em 39 milhões de toneladas.

A soja é o principal produto do agronegócio do Brasil. Neste ano, as exportações nacionais também se beneficiam de uma escassez da oleaginosa nos Estados Unidos, tradicionalmente os maiores produtores globais, que sofreram perdas em 2012 devido a uma severa seca.

Os embarques de milho do Brasil, que devem apresentar uma retomada no segundo semestre, somaram no acumulado do mês cerca de 409 mil toneladas, com a média diária de embarques tendo praticamente dobrado para 27,3 mil toneladas em julho na comparação com junho.

O crescimento nas exportações do cereal ocorre à medida que vai diminuindo a oferta exportável de soja, liberando espaço nos portos, e com o país lidando para reduzir o excedente de milho em meio à colheita recorde.

Já as exportações de açúcar bruto estão ligeiramente abaixo do ritmo de junho, a 87,7 mil toneladas por dia, em média.

Minério e Petróleo

Os embarques de minério de ferro do Brasil no acumulado de julho estão em 1,33 milhão de toneladas/dia, em média, ligeiramente acima do verificado em junho (1,3 milhão) e no mesmo mês do ano passado (1,23 milhão de toneladas).

No acumulado do mês, as exportações de minério de ferro somaram 20,04 milhões de toneladas.

As exportações de petróleo do Brasil atingiram 57,4 mil toneladas na média diária, praticamente em linha com o ritmo de junho, mas abaixo do verificado em julho de 2012 (95,4 mil toneladas).

No acumulado de julho até a semana passada, as exportações de petróleo somaram 861 mil toneladas.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta