Você está em: Home, Noticias

Notícias

29
MAI
Exportações de soja do Brasil disparam após início lento

Reuters

As exportações da nova safra brasileira de soja estão subindo acentuadamente após um início lento causado por problemas de transporte, e mais da metade do total esperado para 2013 já foi enviado, disse a consultoria Oil World nesta terça-feira.

"As exportações de soja do Brasil devem ser imensas em maio", disse a Oil World. "Nós agora consideramos a possibilidade de que as exportações totais brasileiras de soja chegarão a pelo menos 8,7 milhões de toneladas em maio (ou)provavelmente 9 milhões de toneladas, em comparação com 7,3 milhões de toneladas há um ano", acrescentou a consultoria.

As exportações brasileiras de soja no acumulado das quatro primeiras semanas de maio se aproximaram de recorde histórico, somando 6,8 milhões de toneladas, informou na segunda-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Os compradores ainda têm aguardado grandes exportações de uma nova safra de soja de Brasil e Argentina para aliviar um mercado global apertado. Os preços da soja atingiram máximas de todos os tempos em setembro de 2012, após uma forte seca atingir a safra norte-americana.

Mas gargalos portuários e logísticos no Brasil, além de greves, afetaram os embarques no início do ano, em meio à forte demanda global.

Caso se confirmem as previsões da Oil World, os envios em maio podem elevar as exportações brasileiras de janeiro a maio de 2013 para pelo menos 20,4 milhões de toneladas, 53 por cento das exportações totais esperadas para o ano-safra de 2013, e uma alta ante as 18,5 milhões de toneladas vistas no mesmo período de 2012, disse a Oil World.

Havia uma contínua preocupação de que conflitos laborais poderiam interromper as exportações de soja da Argentina após uma greve portuária no país encerrada na quinta-feira, disse a consultoria.

As exportações de soja do Paraguai também estão "aumentando fortemente" após uma safra melhor que o esperado, acrescentou.

A Oil World agora elevou sua previsão para a colheita de soja do Paraguai em 2013 para 8,8 milhões de toneladas, mais que o dobro das 4 milhões de toneladas colhidas no início de 2012.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa