Você está em: Home, Noticias

Notícias

14
MAI
Produção de soja deve alcançar 81 milhões de toneladas, diz IBGE

Portal do Agronegócio

A soja é o destaque de alta na produção de grãos, em comparação a 2012, segundo o quarto Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta, dia 9. Além do preço convidativo, houve recuperação após um período de estiagem em 2012 na região Sul do país, segundo o gerente da coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi.

E a tendência é o preço da soja continuar subindo, porque nos Estados Unidos está atrasado o plantio devido à chuva e do frio intenso – afirmou.

A soja responde, segundo a pesquisa, por 43,8% do total da produção de cereais, leguminosas e oleagionosas, ante 40,5% de participação na safra do ano passado. Em volume, a produção passou de 65,7 milhões de toneladas em 2012 para 81 milhões de toneladas este ano, acréscimo de 23,3%.

Em comparação a março o levantamento de abril trouxe o destaque do crescimento de produção de milho. A principal explicação está na reavaliação de 2,3 milhões de toneladas, que foram acrescidas à produção no Mato Grosso do Sul, em relação ao informado em março.

A produção no Estado está projetada em 6,8 milhões de toneladas na segunda safra e de 367 mil toneladas na primeira safra.

A região Centro-Oeste prefere plantar soja na primeira safra e milho na segunda, uma tendência que está partindo para o Sul também – disse.

Ao todo, a produção de milho na primeira safra foi de 35,49 milhões de toneladas na primeira safra e 42,3 milhões de toneladas na segunda.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa