Você está em: Home, Noticias

Notícias

02
MAI
Supersafra faz produtores estocarem soja em ginásio de esportes

G1

Em São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, o ginásio de esportes foi usado como alternativa para estocar a soja colhida. Por falta de espaço, 30 mil sacas foram armazenadas no local, o que é apenas 1% de toda a produção do município, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

A lei que autorizou a utilização do local público para armazenar o grão foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A soja é a principal fonte de renda do município e, neste ano, a expectativa é que a arrecadação com impostos triplique. "Todos ganham, é um processo que gira em torno da população rural e da cidade. Quando o campo vai bem, a cidade vai bem", salienta o prefeito Horácio Brasil.

A supersafra de soja deve resultar, neste ano, na produção de mais de 12 milhões de toneladas do grão no estado. No município de São Francisco de Assis a produtividade aumentou. Passou de uma média de 28 sacas por hectare em anos anteriores para 40 em 2013. A área cultivada também foi ampliada de 28 mil hectares para 35 mil, segundo a Emater.

Os moradores apoiam a utilização do ginásio de esportes para o estoque. "Beneficia não só a empresa, mas principalmente pequenos e médios produtores que não precisam percorrer distâncias maiores com frete mais elevado", avalia Isabel Minussi, proprietária de uma cerealista.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa