Você está em: Home, Noticias

Notícias

25
ABR
Colheita antecipada do café evita concorrência com mão de obra

Globo Rural

O barulho das máquinas é sinal de que a safra de café arábica já começou na propriedade do agricultor Lucas Lopes, que fica em Três Pontas, no sul de Minas Gerais. Ele resolveu antecipar a colheita em cerca de 20 dias. “A ideia é antecipar a contratação de mão de obra para a colheita antes do período chuvoso”, diz.

Isso só foi possível porque ele aplicou nos pés de café um produto à base de etileno, hormônio que acelera e padroniza a maturação dos grãos.

O agricultor Roberto Rezende também usou da mesma estratégia em 10% da lavoura de 53 hectares. Já no cafezal onde o hormônio não foi aplicado, o café ainda está bastante verde, o que acontece na maioria das lavouras. A colheita deve começar pra valer mesmo na segunda quinzena de maio.

Em uma propriedade em Varginha, ninguém tem pressa. Como a colheita é quase toda mecanizada, Guido Reguim Filho não precisa contratar muita mão de obra e não concorre com outros agricultores, por isso, o hormônio de maturação passa longe da lavoura. “Vamos entrar mais tarde para colher um café melhor e com menos custo de produção", explica.

Veja notícias

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%

26
NOV

Safras eleva previsão de produção de soja 18/19 do Brasil a recorde de 122,2 mi t