Você está em: Home, Noticias

Notícias

09
ABR
Seca continua grave e governo faz leilão de milho para amenizar

Globo Rural

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará um leilão de compra de 103 mil toneladas de milho no dia 17 de abril. O produto deverá ser adquirido a granel e entregue pelo vendedor em cinco portos do Nordeste.

Os locais definidos para entrega são armazéns portuários dos estados da Bahia (20 mil toneladas), Ceará (30 mil toneladas), Pernambuco (25 mil toneladas), Paraíba (16 mil toneladas) e Rio Grande do Norte (12 mil toneladas). Pela medida provisória, ficou determinada a doação do milho adquirido para os governos estaduais, que ficarão responsáveis pelos custos de remoção, ensacamento, distribuição e outros necessários ao cumprimento da destinação. Até 50% dos recursos recebidos com a venda do milho doado poderá ser destinado ao pagamento dos custos de comercialização.

A diferença entre a arrecadação e os custos será destinada para ações de apoio aos pequenos criadores, com insumos complementares ao milho na alimentação animal.
Seca
A situação da seca no Nordeste e no norte de Minas Gerais permanece grave. Segundo a presidente Dilma Rousseff, o governo está investindo um total de R$ 32 bilhões nas chamadas obras estruturantes, que garantem o abastecimento de água de forma definitiva, como barragens, canais, adutoras e estações elevatórias.

No programa semanal de rádio Café com a Presidente desta segunda-feira (8/4), Dilma falou sobre as ampliações de ações emergenciais para combater a seca na região. Em reunião com governadores em Fortaleza, ela anunciou mais R$ 9 bilhões em ações de enfrentamento à estiagem.

“O Nordeste foi a região do nosso país que mais cresceu nos últimos anos e faremos tudo para não deixar que essas conquistas alcançadas nos últimos dez anos se percam. Agora, nosso desafio é garantir segurança hídrica e segurança produtiva à população do Semiárido”, acrescentou. 

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta