Você está em: Home, Noticias

Notícias

06
ABR
Exportação de café verde em março sobe 11% em relação a 2012

Reuters

A exportação de café verde do Brasil em março somou 2,22 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 11 % sobre igual período do ano passado, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) nesta sexta-feira.

Segundo o diretor-geral do Cecafé, Guilherme Braga, o crescimento nos embarques demonstra que o Brasil está retomando seus índices normais de participação no mercado, após uma queda nos embarques no ano passado, em meio a preços mais baixos na bolsa de Nova York.

As exportações totais de café, incluindo o produto industrializado, somou 2,51 milhões de sacas em março, alta de 11,2 % na comparação anual.

A exportação de café verde do Brasil, maior produtor e exportador global, somou 6,49 milhões de sacas no primeiro trimestre, aumento de 9,5 % na comparação com o mesmo período de 2012.

Os cafés diferenciados arábica e conillon, de melhor qualidade, tiveram participação de 15,8 % nas exportações em termos de volume.

"Com base nos resultados observados nesse primeiro trimestre do ano, esperamos um crescimento de 6 a 7 % no volume exportado para o ano civil de 2013, algo em torno de 30 milhões de sacas", afirmou o Cecafé na nota --a previsão para o ano está em linha com o estimado anteriormente, uma alta de cerca de 10 %.

No entanto, o volume exportado no trimestre ainda está abaixo do verificado no mesmo período de 2011, quando o Brasil embarcou 7,46 milhões de sacas.

Em relação ao ano-safra, o Brasil comercializou 22,95 milhões de sacas de café entre julho de 2012 e março de 2013 (incluindo o industrializado), queda de 3,4 % ante mesmo período da safra anterior.

Os preços, que haviam apresentado uma queda contínua nos últimos 24 meses, de aproximadamente 15 %, também estão dando sinais de recuperação, acrescentou a entidade.

A receita com as exportações em março caiu 17,6 %, para 466 milhões de dólares. No acumulado do ano-safra, geraram divisas de 4,64 bilhões de dólares, baixa de 28 % na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta