Você está em: Home, Noticias

Notícias

08
MAR
Produção mineira de soja nesta safra deve crescer 11,7%

Agência Minas

A produção de soja em Minas Gerais, na safra 2012/2013, deve atingir 3,4 milhões de toneladas, informa a Conab com base no sexto levantamento da safra de grãos. Segundo avaliação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o volume previsto para a soja será 11,7% maior que o registrado no período 2011/2012.

Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, a estimativa de produção de soja foi beneficiada por plantios que tiveram a influência da elevada demanda internacional. Além disso, está previsto um aquecimento das exportações do grão para este ano, e o consumo interno também deve continuar em ascensão, porque a soja é um componente forte da produção de ração para bovinos, suínos e aves.

O milho, principal grão das lavouras de Minas, deve alcançar uma produção de 7,3 milhões de toneladas, volume 6,2% superior ao registrado no período anterior. Já a safra mineira de sorgo, também estimulada pela produção de ração animal, sobretudo como complemento do milho, deve alcançar no período atual 457,3 mil toneladas. “Este volume equivale a um crescimento de 3,1%, impulsionado pela produção no Triângulo e Noroeste do Estado, que somaram 343,1 mil toneladas na safra passada”, afirmou João Ricardo Albanez.

Fator produtividade

Albanez observa que, embora a safra atual de Minas tenha números próximos da registrada em 2011/2012, “que apresentou resultados muito bons”, há uma pequena redução na produtividade das lavouras em relação àquele período. “Temos 3 milhões de hectares com grãos e a produção estimada é da ordem de 12,1 milhões de toneladas. O aumento da produção (86%), nos últimos treze anos, deve-se principalmente ao uso de tecnologia e aquecimento da demanda por alimentos, mas o cenário da produtividade pode melhorar com a recuperação, por intermédio do plantio direto, de parte dos 18 milhões de pastagens existentes no Estado”.

O superintendente ainda diz que, com essas mudanças, além da perspectiva de safras maiores, o Estado poderá contar também com o aumento da produção de carne de qualidade por meio de melhores pastagens.

Veja notícias

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%