Você está em: Home, Noticias

Notícias

30
OUT
Soja: plantio evolui para 28% da área no Brasil

Safras & Mercado

O plantio da soja na temporada 2012/13 evoluiu para 28% da área esperada nas regiões produtoras do Brasil. O ritmo dos trabalhos é mais lento do que em igual período do ano passado, quando 41% da área havia sido semeada e está acima da média, de 24%. Os dados fazem parte do levantamento da consultoria SAFRAS & Mercado, referentes ao período até 26 de outubro. Na semana anterior, o percentual era de 16 pontos.

 No Paraná, 52% da área já está plantada, contra 36% da semana anterior, 56% do ano passado e 35% da média. No Mato Grosso, 43% da área já foi semeada, contra 26% da semana anterior, 61% de 2011 e 38% de média. No Mato Grosso do Sul, o plantio bate em 46%, contra 27% da semana anterior, 60% do ano passado e 32% da média para o período.

 A semana encerrada foi marcada pelo melhor avanço nos trabalhos de semeadura da nova safra brasileira de soja, mantendo o ritmo acima da média histórica. Chuvas foram registradas em grande parte da região produtora, e aos poucos vai trazendo a umidade dos solos para uma situação de normalidade. As maiores preocupações ficam ainda para a falta de regularidade e coberturas parciais das chuvas em parte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

 "Mas se comparado com o quadro da semana anterior, podemos afirmar que houve grande melhora. Inclusive em Goiás, que é o estado com temos atraso efetivo nos trabalhos sobre a média normal. Destaque positivo para os firmes avanços do plantio nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e região da Sorocabana em São Paulo (sudoeste)", afirma o analista sênior de SAFRAS, Flávio França Júnior. 

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta