Você está em: Home, Noticias

Notícias

17
OUT
Retorno das chuvas beneficia o avanço do plantio de soja

Rafaela Vendramini
O Tempo Agora

O plantio de soja no Mato Grosso começou no fim de setembro, mas por conta das chuvas fracas, isoladas e irregulares a implantação das lavouras está atrasada em relação ao ano passado. No Estado, da área total destinada ao grão, 21,8% já foi plantado. Houve um aumento de 6% em relação à última semana de acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária – IMEA. Mas em 2011 o plantio estava adiantado cerca de 4,5% em comparação com o valor divulgado nesta semana.

Segundo o agrometeorologista da Somar, Marco Antonio dos Santos, mesmo com todo esse atraso as lavouras estão com boas condições fitossanitárias, e não foram observadas grandes anomalias que possam prejudicar o pleno desenvolvimento das lavouras. “Apenas devido ao tempo um pouco mais seco do que o normal, os percentuais de áreas atacadas por pragas vem aumentando, mas o controle está sendo efetuada por parte dos produtores” afirma Marco Antonio.

O mercado para a oleaginosa também está favorável. A comercialização interna teve muita variação na última semana, mas fechou em alta em todo Estado, principalmente entre Sorriso-MT e Sinop-MT, no médio norte mato-grossense. No mercado futuro, a bolsa de Chicago também terminou a semana em alta para novembro/13, por causa da divulgação de um relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

De acordo com a previsão da Somar Meteorologia, novas áreas de instabilidades irão provocar chuvas em quase todas as regiões produtoras de soja do país ao longo dessa semana. Contudo, serão chuvas na forma de pancadas e com baixos volumes acumulados, o que permite possibilitando, a
continuidade das atividades de plantio, além de beneficiar o desenvolvimento e germinação das plantas.

Na quarta-feira, segue a condição de chuva em praticamente toda a Região Centro-Oeste. Desta vez os maiores acumulados e risco de temporais são previstos para o norte do Mato Grosso. Na quinta-feira, a umidade que vem da Região Norte do Brasil mantém a previsão de chuva para a maior parte do Centro-Oeste. No decorrer da semana, segue a condição de chuva e as temperaturas se elevam gradualmente. Nos próximos cinco dias os acumulados devem variar entre 15mm e 50mm no Mato Grosso. 

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta