Você está em: Home, Noticias

Notícias

02
OUT
Boi: Elevação do abate em Mato Grosso tem grande participação no incremento nacional

Imea

Segundo a pesquisa trimestral de abates do IBGE divulgada nesta semana, o rebanho total
abatido no país no segundo trimestre de 2012 avançou 5,6% em relação aos primeiros três meses do ano e 7,9% na comparação com o respectivo período de 2012.

Com isso, no Brasil foram abatidas 14,8 milhões de cabeças, acréscimo de 5% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Parte deste aumento do número de bovinos abatidos foi puxado pelos abates dos frigoríficos do Estado de Mato Grosso, que avançaram 14% no último semestre, atingindo as 2,4 milhões de cabeças, sendo o maior do país. Com isso a participação de Mato Grosso subiu para de 14,8% para 16,1% no período.

Os números do IBGE demonstram ainda que a grande oferta de fêmeas em Mato Grosso foi um dos fatores que possibilitaram esse aumento do abate, sendo que, apesar da redução da participação de fêmeas no segundo trimestre, houve uma elevação semestral de 10%. Este movimento também foi verificado no Brasil, mas de maneira menos acentuada, já que no mesmo período o abate de vacas se elevou em 7%, alcançando os 5,4 milhões de cabeças. 

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa