Você está em: Home, Noticias

Notícias

19
ABR
Agricultores se preparam para a colheita do café em Minas Gerais

Está quase tudo pronto para a colheita do café arábica em Minas Gerais, que começa no mês que vem. É ano de safra cheia e, no sul do estado, os agricultores esperam uma boa produção.

No sítio do agricultor João Piva, em Poços de Caldas, a colheita deve começar em 30 dias. Esse ano ele deve colher três vezes mais que no ano passado. “A nossa lavoura está bastante carregada. A minha expectativa é colher três vezes mais do que no ano passado. Eu espero colher umas 400 sacas”.

O café tem ciclo bienal e alterna anos de boa colheita com anos de safra menor
O café tem ciclo bienal e alterna anos de boa colheita com anos de safra menor. Minas Gerais deve colher 26 milhões de sacas, aumento de mais de 19% em relação a 2011 (Foto: Divulgação)

O ano de 2012 é considerado safra cheia. Segundo uma estimativa da CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento, em todo o país devem ser colhidas 39 milhões de sacas de café.

Minas Gerais deve colher 26 milhões de sacas, aumento de mais de 19% em relação a 2011. No sul do estado, é hora de deixar tudo pronto, limpar as ruas do cafezal e regular as derriçadoras.

Com a safra maior, o preço do café caiu. A saca de 60 kg do café arábica está sendo vendida na região por R$ 370. Em abril do ano passado, valia 500.

Mesmo com a queda nos preços, os produtores acreditam que vão lucrar bem nesta safra. O agricultor Daniel Souza terá um terreiro novo para secar o café esse ano. “No caso do café, a gente tem que agregar valor. O café de qualidade tem que ter um terreiro de concreto, um terreiro que não pegue muita umidade”.

Fonte: Globo Rural

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta