Você está em: Home, Noticias

Notícias

27
JUN
Soja: Oil World estima safra mundial 12/13 em 273,9 milhões de toneladas

A produção mundial das principais oleaginosas podem aumentar 8,4% na próxima temporada por conta da recuperação da América do Sul depois da quebra na safra 2011/12 ocasionada por uma forte estiagem causada pelo La Niña. As informações são da Oil World.

A colheita global deverá totalizar 471,9 milhões de toneladas no ciclo 2012/13, volume maior do que o produzido na temporada anterior de 435,2 milhões de toneladas. Os sojicultores ao redor do mundo deverão produzir cerca de 273,9 milhões de toneladas 15% a mais do que há um ano, segundo a consultoria alemã.

O Brasil irá produzir, de acordo com a Oil World, cerca de 78,5 milhões de toneladas, recuperando-se da baixa produção de apenas 66,4 milhões de tonelads da safra 2011/12. Já a produção argentina deverá passar de 40,5 milhões para 55 milhões de toneladas. Nos Estados Unidos, o aumento deverá ser de 83,2 mihões para 87,2 milhões de toneladas.

"Os produtores rurais na América do Sul deverão, claramente, aumentar suas áreas de soja ao ampliar a produção de grãos. Com condições climáticas dentro da normalidade, acreditamos que haverá menos áreas abandonadas e um aumento drástico na área destinada à oleaginosa", disse a Oil World em seu relatório.

Os estoques mundiais de soja, porém, irão continuar apertados até a primeira metade da temporada 2012/13, uma vez que a colheita sulamericana não começa até o ano que vem. Os estoques mundiais devem recuar para 54,7 milhões de toneladas em 31 de agosto.

As atenções agora também estão voltadas para o desenvolvimento do clima nos Estados Unidos. O tempo quente e seco e a falta de chuvas podem comprometer o bom desenvolvimento das lavouras. A situação é mais preocupante no Corn Belt, principal região produtora de grãos do país.

"Isso é motivo de preocupação, principalmente para o milho, que entrou na fase importante de polinização. Ainda há tempo de melhoria para a soja", explicou a consultoria alemã.

Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes 

Veja notícias

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%