Você está em: Home, Noticias

Notícias

23
JUN
Soja: Com preços recordes no mercado interno, Brasil importa da Argentina

A severa quebra na produção de soja do Brasil e o ritmo acelerado das exportações nacionais da oleaginosa já começam a sinalizar uma falta do produto no mercado brasileiro e está até mesmo estimulando a importação. O analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest, confirmou ao Notícias Agrícolas a importação brasileira de cerca de 25 mil toneladas de soja da Argentina.

O motivo para essa primeira compra, de uma série de outras, como disse Araújo, é a força do mercado interno brasileiro, que vem registrando preços recordes dia a dia. Os bons patamares das cotações na Bolsa de Chicago, os prêmios elevados e a alta do dólar têm levado a soja a ser negociada nos maiores preços dos últimos tempos. No Porto de Rio Grande, a oleaginosa chegou a superar os R$ 69 por saca em alguns momentos da última quinta-feira (21).

O analista disse ainda que essa movimentação de compras no mercado externo são uma forma de ajuda às esmagadoras nesse período crítico de falta de soja. "A Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] estima os estoques nacionais em pouco mais de um milhão de toneladas com uma produção de 66,3 milhões de toneladas. E isso ainda deve ser revisto para baixo", disse Araújo.

Por conta disso, já existe também um quadro de racionamento desta oferta tentando esfriar um pouco a demanda, mais um motivo que explica a forte alta dos preços. No entanto, o analista diz ainda que os valores que estão sendo praticados aqui no Brasil não estão fora da realidade e refletem essa preocupante falta de produto.

Fonte: Notícias Agrícolas // Carla Mendes 

Veja notícias

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa

07
JAN

Soja: cuidados na fase de florescimento podem incrementar colheita em 30%