Você está em: Home, Noticias

Notícias

06
FEV
Acelerada, colheita da soja em Mato Grosso chega a 30%

Globo Rural

Com pressão das chuvas, produtores aproveitam janela para colher o máximo possível. (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Com pressão das chuvas, produtores aproveitam janela para colher o máximo possível. (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Apesar das chuvas frequentes, os produtores de Mato Grosso conseguiram manter acelerada a colheita de soja no Estado. É o que mostra o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que nesta sexta-feira (03) informou que os trabalhos de retirada do produto foram concluídos em 30,63% da área ocupada pela oleaginosa.

O indicador atual está 14,38 pontos porcentuais acima do registrado na semana passada. O ritmo deste ano é também bem mais acelerado do que nesta mesma época da temporada passada, quando pouco mais de 14% do território da soja em Mato Grosso foram colhidos.

A região mais adiantada com os trabalhos de campo é a Médio-Norte, onde estão também as áreas com elevados índices de produtividade média da soja. Até o momento, 44,78% da área com a cultura foi colhida. Em seguida, aparece Oeste, com 40,09%, Noroeste com 25,60%.

Segunda safra
No rastro da colheita da soja seguem as plantadeiras com as sementes de milho segunda safra. Segundo o Imea, 26,69% da área a ser destinada ao cereal foi plantada até o momento, 15,7 pontos porcentuais a mais que o registrado nesta época do ano passado. O avanço semanal na semeadura do grão é de 16,5 pontos porcentuais.

 

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa