Você está em: Home, Noticias

Notícias

29
NOV
MS deve concluir plantio de soja nesta semana, projeta Aprosoja
Plantio da safra 2016/2017 de soja em MS deve ser concluído nesta semana no estado (Foto: Aprosoja-MS/Divulgação)
Plantio da safra 2016/2017 de soja em MS deve ser concluído nesta semana no estado (Foto: Aprosoja-MS/Divulgação)

Globo Rural

Mato Grosso do Sul deve concluir nesta semana o cultivo de soja da temporada 2016/2017. A projeção foi feita ao G1 pelo presidente da Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS), Christiano Bortolotto.

Segundo ele, vários municípios como: Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Ponta Porã e Sete Quedas, entre outros, já concluíram a semeadura e se as condições climáticas possibilitarem o trabalho será concluído em todo o estado até o início de dezembro.

Bortolotto reiterou que a previsão é que neste ciclo sejam cultivados 2,52 milhões de hectares, o que, se confirmado, representa um incremento de 2,4% na área plantada e que a produção deve crescer no mesmo patamar, passando de 7,601 milhões de toneladas da safra passada para 7,787 milhões de toneladas nesta temporada, já que a produtividade média deve se manter estável, em torno das 51,5 sacas por hectare.

O presidente da Aprosoja/MS alertou, entretanto, que a previsão pode se alterar em razão de variações climáticas, como os chamados veranicos, períodos de estiagem prolongada combinados com altas temperaturas, que são muito comuns nesta época do ano, principalmente no sul do estado, e podem afetar o desenvolvimento das lavouras de soja.

Ele também analisou a venda antecipada da atual safra, que até meados do mês de novembro estava abaixo de 30% da futura produção e comentou que o produtor está cauteloso e aguardando as melhores oportunidades para fazer a comercialização. “O produtor tem que estar muito atento as variações do mercado para aproveitar as janelas de comercialização que se abrem, com câmbio e preço interessantes”, ressalta.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta