Você está em: Home, Noticias

Notícias

09
JUN
Colheita do milho safrinha em MS atinge 2% da área

Globo Rural

A colheita do milho de segunda safra em Mato Grosso do Sul completou uma semana e até esta quarta-feira (8) os trabalhos atingiram 2% da área cultivada, estimada em 1,7 milhão de hectares. Os dados são do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Na avaliação do analista de grãos Leonardo Carlotto, da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), dificilmente a produção do milho de segunda safra passará de 7 milhões de toneladas. A previsão mais recente era de colheita de 7,52 milhões de toneladas. A produtividade estimada passou de 72 sacas para 68 sacas por hectare.

Carlotto lembra que a projeção inicial era de produção de 9,5 milhões de toneladas de milho. “houve queda de cerca de 30%. O atraso na semeadura da maior parte do grão plantado no Estado e a realidade climática foram determinantes para essa queda", diz o especialista. Ele alerta que caso esse cenário não se altere podem ocorrer ainda mais perdas.

Segundo ele, aproximadamente 40% das lavouras foram semeadas fora do período ideal em Mato Grosso do Sul. “Quase metade da produção em desenvolvimento no Estado corre riscos devido às chances de geadas nesta época do ano. Consequentemente, as produtividades dessas áreas também são ameaçadas”, diz Carlotto.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta