Você está em: Home, Noticias

Notícias

28
MAR
Prazo para fazer Cadastro Ambiental Rural termina no dia 5 de maio

CNA

O prazo registrar os imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina em 5 de maio. O objetivo do cadastramento é regularizar as informações ambientais das propriedades.

O produtor precisa declarar a localização georeferenciada das áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito.

No Paraná, de acordo com Instituto Ambiental do Paraná (IAP), metade dos agricultores ainda não fizeram a declaração. Ao todo, devem ser 15 milhões de hectares cadastrados.

No primeiro momento, o agricultor só deve se preocupar com os documentos que devem ser enviados. Isto porque, por enquanto, não será exigida nenhuma adequação na propriedade.

"O primeiro passo é levantar a documentação, matrícula, mapas da propriedade. Tudo de informação que vai ajudar o cadastro. Com isso em mãos, um profissional vai entrar com imagens em satálites do local e começar a ver o que o produtor tem de vegetação nativa, o que tem de rio, área de uso. E a partir daí começa o cadastro ambiental da propriedade"; explica a agrônoma Mary Silva Ferro.

A agricultora Ana Beatriz da Costa Ribeiro procurou um profissional e fez o cadastro rapidamente. "A gente sabe que além de estar regularizada com a situação ambiental que é necessário estar, isto pode implicar em várias coisas para o trabalho na propriedade", diz a produtora.

Além de possibilitar o planejamento ambiental e até econômico da propriedade, a inscrição no CAR é um pré-requisito para acesso à emissão de cotas de reserva ambiental e aos benefícios dos programas de regularização ambiental.
 

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta