Você está em: Home, Noticias

Notícias

22
MAR
Safra de café se recupera e pode ter alta de até 30% no Sul de Minas

G1

Cafeicultores do Sul de Minas estão animados com a próxima safra, já que as lavouras estão se recuperando depois da estiagem dos últimos dois anos na região. De acordo com a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, as safras podem ter um aumento de até 30% na produção do grão em relação ao ano passado.

Em Carmo da Cachoeira (MG), o produtor Eduardo Bonela comemora a recuperação.No cafezal de 170 hectares, a expectativa é colher 7 mil sacas do grão, justamente um aumento de 30% em relação à última safra. “Está excelente. Não tem nem como explicar o quanto melhorou".

Na região, desde o início de janeiro choveu 550 milímetros, quantidade dentro do esperado para a época. Ainda de acordo com a Secretaria de Agricultura, o Sul de Minas deve responder por metade de toda a produção de café do estado em 2016, com 14,3 milhões de sacas.

Apesar das expectativas iniciais de queda na qualidade, as chuvas do começo do ano colaboraram e o café se recuperou, com os grãos se desenvolvendo bem. Com isso, a produtividade também aumentou.

O agrônomo Rodrigo Naves, da Fundação Procafé , explica que a chuva permitiu a granação completada do café, sem danos ao fruto e com uma boa formação. "Nós já estamos com aproximadamente 550 milímetros, ou seja, a gente está com um volume significativo até esse momento. E, se tudo continuar bem, a gente vai ter uma condição de recuperação dessas lavouras boas e de retornar uma atividade de produtividade normal/média pra região”.

A lavoura do produtor Hugo Dominguetti ocupa uma área de 85 hectares, em Varginha (MG) e ele está otimista com a safra deste ano. Em 2015, foram precisos 720 litros para encher uma saca de café. Este ano, ele espera gastar bem menos, já que os grãos estão mais pesados. “Nós vamos gastar em torno de 450 a 480 [litros] para encher uma saca de 60 quilos de café. [O que significa] lucro para o produtor”.

Veja notícias

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta

05
FEV

Ministra afirma que café será prioridade na agenda do Governo

15
JAN

Qualidade dos cafés brasileiros melhorou, diz pesquisa