Você está em: Home, Noticias

Notícias

21
MAR
Clima contribui para a recuperação do café arábica produzido em MG

Manoela Borges
Globo Rural

Os produtores estão animados com a próxima safra no sul de Minas Gerais, maior região produtora de café arábica do país. Nos dois últimos anos o cafezal sofreu muito com a estiagem. Mas, agora o clima ajudou e as lavouras estão se recuperando.

Com a volta da chuva o cafezal está verdinho e carregado. A lavoura se recuperou na propriedade em Carmo da Cachoeira, no sul de Minas Gerais. No cafezal de 170 hectares a expectativa é colher sete mil sacas do grão, 30% a mais que na última safra. "Está excelente. Não tem nem como explicar o quanto que melhorou", diz o agricultor Eduardo Bonella.

Esse ano a chuva veio nos períodos fundamentais para o desenvolvimento da planta. O sul de Minas deve responder por metade de toda a produção de café do estado esse ano, o que representa 30% a mais que em 2015.

Além de uma produção maior, a safra deste ano terá um café de mais qualidade. Com a chuva, o cafezal se recuperou, a planta cresceu e os grãos se desenvolveram bem e estão maiores que no ano passado.

“Se tudo continuar bem, a gente vai ter uma condição de recuperação dessas lavouras boas e retornar uma atividade de produtividade normal/média pra região", diz André Ferreira Garcia, agrônomo da Fundação Procafé.

O agricultor Hugo Dominguetti está otimista com a safra deste ano. A lavoura ocupa uma área de 85 hectares em Varginha. No ano passado, o produtor gastou cerca de 720 litros para encher uma saca de 60 quilos de café. Esse ano, espera gastar bem menos porque os grãos estão pesados. "Nós vamos gastar em torno de 450 a 480 para encher uma saca de 60 quilos de café. Isso significa lucro para o produtor”, diz.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta