Você está em: Home, Noticias

Notícias

29
FEV
Colheita da soja atinge 52,5% da área em Mato Grosso

Globo Rural

A colheita da soja em Mato Grosso avançou 13,1 pontos percentuais nesta semana e atingiu 52,5% dos 9,203 milhões de hectares cultivados, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Agora a colheita está apenas 0,9 ponto percentual atrasada em relação à mesma época do ano passado, quanto 53,4% da área estava colhida.

Na região do médio-norte de Mato Grosso, maior produtora estadual, a colheita atingiu nesta semana 57,3% dos 3,117 milhões de hectares cultivados, com uma defasagem de 7,7 pontos percentuais comparado ao ritmo dos trabalhos na mesma época do ano passado.

Os trabalhos estão mais adiantados na região oeste, onde os produtores já colheram 63,8% da área estimada em 1,082 milhão de hectares, mas a ainda persiste atraso de 4,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

O Imea também divulgou hoje o acompanhamento semanal da produtividade ponderada pela área colhida de soja, que indica um rendimento médio de 52,3 sacas por hectare, volume abaixo da média de 52,7 sacas registrada até igual período na safra passada.

Na comparação entre as duas temporadas, a queda mais expressiva na produtividade foi apontada para a região do médio-norte, que registra até agora 49,85 sacas por hectare, abaixo das 53,80 sacas observadas na mesma época do ano passado.

Na região sudeste, que tem a segunda maior área de soja em Mato Grosso, a produtividade até agora é de 55,49 sacas por hectare, acima da média de 50,99 sacas registrada até 26 de fevereiro do ano passado. No sudeste a colheita atingiu 54,1% da área estimada em 1,944 milhão de hectares, com avanço de 15 pontos percentuais nesta semana e adiantamento de 3 pontos em relação a mesma época do ano passado.

No começo desta semana o Imea divulgou sua quinta estimativa para safra de soja 2015/2016 em Mato Grosso, quando manteve inalterada a área cultivada em 9,203 milhões de hectares e elevou sua previsão de produtividade para 51,6 sacas por hectare, acima das 50,4 sacas do levantamento anterior. A expectativa é de colheita recorde de 28,5 milhões de toneladas de soja.

Veja notícias

11
MAR

Brasil vendeu mais soja essa semana

27
FEV

Produção de soja gera renda e melhoria no solo para renovação de canaviais

20
FEV

Milho e soja tem alta na primeira quinzena de fevereiro

19
FEV

Milho: Bolsa brasileira abre a semana com preços em alta